UESPI realiza primeira reunião de trabalhos do Conselho Editorial Eduespi

2020-03-17

https://www.uespi.br/site/?p=128265

UESPI realiza primeira reunião de trabalhos do Conselho Editorial Eduespi

 

A Administração da Universidade Estadual do Piauí recebeu, nesta quinta-feira (14), os membros do Conselho Editorial da instituição (Eduespi) para a primeira reunião de trabalhos. O conselho é composto por oito professores da universidade e quatro docentes externos à IES.

A função de um conselho editoral é avaliar os pedidos de publicação. “Essa é uma obrigatoriedade para aqueles que querem ter os livros com uma melhor avaliação junto aos órgãos de fomento e aos institutos de financiamento e publicação”, afirma o diretor da Eduespi, Marcelo de Sousa Neto.

Primeira reunião de trabalhos do Conselho Editorial da UESPI

Primeira reunião de trabalhos do Conselho Editorial da UESPI

Segundo o diretor, a editora é uma oportunidade para dar visibilidade aos trabalhos de pesquisa feitos pelos professores e incentivar uma produção ainda maior. “Os professores e a comunidade de pesquisadores do estado e fora do estado que quiserem publicar pela universidade, devem procurar a editora apresentando formulário e a obra que deseja parecer. A obra sendo aprovada, a gente vai fornecer os selos da universidade e da editora para que possam compor as obras”, explica sobre como funcionará o papel da editora na instituição.

A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Ailma do Nascimento, ressalta que o funcionamento da editora vai colocar em prática e materializar todas as pesquisas  desenvolvidas pelos professores da UESPI. “Isso vai mostrar todo o protagonismo da instituição junto a comunidade piauiense”, afirma.

Uma das membros do conselho, Profa Valtéria Alvarenga, pontua que a UESPI tem uma produção muito grande de pesquisa. “A universidade está crescendo no pilar da pesquisa. Temos mais doutores que abraçam a pesquisa aqui, e isso faz com que a sociedade e outros pesquisadores olhem para nossa IES e percebam como somos fortes no pilar da pesquisa”, salienta.

“Eu comecei aqui na UESPI como técnico, fui professor substituto e em 2014 me tornei professor efetivo. Venho me dedicando em todas os pilares de nossa universidade: ensino, pesquisa e extensão. Agora, com a possibilidade de termos uma gráfica própria, fico mais feliz ainda de fazer parte. Estou aqui para discutir, aprender e contribuir para a efetivação da gráfica, porque ela vai impulsionar ainda mais as pesquisas da comunidade acadêmica”, disse o professor Antonio Luiz Maia, membro do conselho na área de ciências da Saúde.

A professora Teresinha Queiroz, que é membro do conselho através da Academia Piauiense de Letras,  destaca que é uma grande responsabilidade compartilhar o conhecimento produzido nas universidades.” Porque nós produzimos não para nós e sim para a sociedade”, pondera.

O reitor em exercício, Evandro Alberto de Sousa, acredita que o trabalho da Editora trará bons frutos para a universidade. “Estaremos a disposição para contribuir com o Conselho e acreditamos no trabalho que os membros vão desenvolver”, finaliza.

Membros do Conselho Editorial e Administração Superior

Membros do Conselho Editorial e Administração Superior

Cada área do conhecimento possui um membro titular e um suplente, respectivamente. Das Ciências Exatas e da Terra são os professores Laécio Cavalcante (Química) e Geraldo Luz (Química); das Ciências Biológicas os docentes Fábio José Vieira (Biologia) e Hermeson Cassiano de Oliveira (Biologia); da área de Engenharias, as professoras Josélia de Carvalho Leão (Engenharia Civil) e Artemária de Andrade (Engenharia Civil); Ciências da Saúde os professores Antonio Luiz Martins Maia Filho (Medicina) e Alberto Pereira Madeiro (Medicina); nas Ciências Agrárias os professores Hemógenes Almeida (Zootecnia) e Sammy Sidney (Agronomia); nas Ciências Sociais Aplicadas os professores Orlando Berti (Comunicação) e Helano Diógenes (Administração); nas Ciências Humanas os docentes Marcelo de Sousa Neto ( História) e Raimunda Maria da Cunha (Pedagogia); na Linguística, Letras e Artes as professoras Algemira de Macedo (Português) e Margareth Torres (Espanhol).

Os membros externos que compõem o conselho são da Academia Piauiense de letras, Profª Teresina Queiroz e Maria do Socorro Rios; da Academia de Ciências do Piauí, Profª Antonia Valtéria Melo Alvarenga;  da Universidade Federal do Piauí, Profº Pedro Vilarinho e Cláudia Cristina Fontineles; e da Universidade do Porto, em Portugal, a Profª Paula Guerra Tavares.

 

Seu curso tem um projeto bacana e quer ver ele aqui no site da UESPI?

Envie informações à Ascom para o email: comunicação@uespi.br